domingo, 22 de julho de 2012

Bruxelas

No dia 09 de abril comemoramos nossas Bodas de Papel!!! Nossa, como esse ano passou rápido, e tem sido  melhor a cada dia! Casar é bom demais! Para comemorarmos nosso primeiro ano como marido e mulher decidimos fazer uma viagem, fomos para a Bélgica. A Bélgica abriga duas comunidades de origens diferentes: flamenga (ao norte) e valã ( ao sul) e pode-se ouvir, falar e ler, ao longo de seu território, os idiomas holandês, francês e ainda o alemão.

Visitamos duas cidades: Bruxelas e Brugge. A primeira é a capital da Bélgica e a segunda é considerada uma das cidades mais românticas e irresistíveis da Europa. Preparem um sapato confortável, porque você vai caminhar bastante!!
 
Como íamos visitar um local tão famoso pelo seu chocolate, cerveja e waffle as expectativas (engordativas) eram grandes....Digamos que este local é ideal para gulosos como nós!

Este post irá falar sobre a cidade de Bruxelas, para conhecer Brugge, clique aqui.

A cidade

Capital da União Europeia, Bruxelas possui 1,2 milhões de habitantes. Tintim e os Smurfs nasceram aqui. Tudo na cidade é bilíngue, escrito em francês e holandês (ou seja, não entendemos nada! Kkk). Os símbolos da cidade são o Atomium e o Manneken-pis. Mas, vamos começar do início :D....


Chegamos no aeroporto de Charleroi,  que fica a 46 Km da cidade de Bruxelas. Apesar de ser longe da cidade existem ônibus, os quais levam para o centro de Bruxelas por 13/pessoa. Paramos na estação de trem (Gare Du Midi), e ali pegamos um metrô (direção Gare Du Nord) e nos dirigimos ao centro da cidade (paragem Bourse/Beurs) para conhecer!


Para conhecimento: Em Bruxelas existem outras duas estações de trem: Gare central (próxima ao centro) e Gare Du nord (do norte).

Chegamos ainda de manhã e já saímos caminhando atrás de um mapa. Encontramos um mapa em uma revistaria chinesa?!ãh!?! aham...mas, conseguimos comprar um mapa (made in china)  e saímos atrás dos locais turísticos!

Caminhando pela cidade o cheiro de waffle feito na hora era o que dominava! (o cheiro realmente é uma tentação)...saímos logo atrás de um (estava louca de vontade de provar!).

Ao longo das ruas centrais existem muitas barraquinhas que vendem estes waffles, experimentamos em duas neste dia (uma sem nome e outro da haagen-dazs) ambas mto boas! O waffle belga faz jus ao melhor waffle do mundo, é magnífico! Todos devem provar essa gostosura!


 Com a gula satisfeita, continuamos a caminhar e fomos até a Grand Place (uma das atrações a serem visitadas). É centro histórico de Bruxelas, e é considerada uma das praças mais belas do mundo. A praça foi destruída em 1695 e reconstruída entre 1696 e 1700, combinando os estilos barroco italiano e flamengo.  Nela está a Câmara Municipal de Bruxelas, onde entre maio e setembro, se oferece um espetáculo de iluminação acompanhado de música clássica (não vimos, pois a noite fomos para Bruges).


O Mannekin-pis, estátua de bronze de um menino fazendo xixi, é uma das principais atrações de Bruxelas. Você vai encontrá-lo assim que avistar uma multidão de chineses com suas super câmeras (são muitos pela cidade inteira!). A pequena estátua de bronze data de 1619. Existem várias lendas ao seu respeito. Uma delas diz que um certo pai carregava seu filho numa cesta de frutas e o colocou sobre uma árvore quando foi chamado a participar de uma batalha próxima a cidade que ele estava. O garoto começou a fazer xixi nos inimigos, assustando-os e fazendo papai e os aliados vitoriosos. 
Se você tiver sorte (como nós!) poderá encontrar a estátua vestida, ele possui cerca de 800 trajes! É pequeno, mas é uma gracinha!



 Nesta altura estávamos cheios de fome e fomos provar outra delícia belga: As batatas-fritas e a cerveja! #almoçoperfeito!

As batatas-fritas são servidas em cones de papel e você pode acompanhá-las por diferentes molhos (são deliciosos). A cerveja nem se fala...


Continuando o passeio, visitamos as Galeries St-Hubert. É o shopping coberto mais antigo da Europa ocidental e um dos mais elegantes. Foram construídas em 1847. Estão cobertas por um telhado de vidro decoradas com pilares de mármore (chique!).  Lá encontram-se lojas de souveniers, casas de decoração, chocolaterias, cinema e elegantes cafés (tudo caro!rsrs), mas vale a pena atravessá-las e conferir sua arquitetura, é linda! 

 

Cathedrale Saint-Michel é a maior e mais requintada igreja de Bruxelas. Esta igreja possui belíssimos vitrais datados do século 16, são realmente impressionantes. Vale a pena sentar um pouco e apreciar! Ficamos encantados com a beleza dos vitrais...
A catedral foi dedicada a St. Michel, santo padroeiro de Bruxelas e a St.Gudule, um santo local do século VIII conhecido por ter enganado o diabo. A entrada é grátis!


No norte de Bruxelas visitamos o Atomium. Este monumento foi inaugurado em 1958 com o objetivo de homenagear a importância da Bélgica na produção do aço. Ele tem 102 metros de altura, e é composto por 9 esferas enormes! Representa um átomo de ferro aumentado 200 bilhões de vezes, na qual suas esferas de metal, simbolizando os átomos, são interligadas por escadas rolantes. Não entramos, pois neste momento estava chovendo muito e nos pareceu suficiente olhar somente por fora (dizem que não vale a pena a entrada!). Para chegar pegamos o metrô e paramos em Heysel.
Ali pertinho pode-se visitar a Mini-europa, nós não conseguimos, pois estava fechada :/ ....vai ter que ficar para uma próxima.
 Na cidade o que não faltam são lojas recheadas de chocolates de todos os sabores imagináveis! É possível encontrar chocolate do tipo “caseiro” e aqueles mais famosos “godiva” e “neuhaus”...simplesmente o melhor, vale a pena parar nestas duas lojas e levar alguma lembrancinha para casa, são deliciosos!!! (próxima ao mannekin-pis é possível encontrar estas duas lojas, mas também existem outras espalhadas pela cidade).


Ao final do dia pegamos um trem para Brugge (14,40/pessoa) dá um hora de viagem e o trem é super confortável.... 

Bruxelas nos surpreendeu pela sua arquitetura, tão diferente da visão que tínhamos por ser europeia. Foge daquela arquitetura comum que geralmente vemos por aqui, é tão rica e cheia de detalhes que é impossível não sair tirando foto de tudo!!

3 comentários:

  1. Amiga!!!! Primeiramente Parabéns!!!
    Parabéns pelo seu primeiro ano de casada! Parabéns por fazer desse casamento uma relação de amor, cumplicidade e respeito tão gostosa de ver!!! Parabéns por ter a coragem de juntos enfrentarem novos desafios e mudanças!!!! Tenho muito orgulho de você, viu!!?? E essa viagem??? Que sonho, tudo muito lindo... E me ocorreu, que se não der certo o doutorado aí pra vc, não se preocupe, vc já descobriu uma nova profissão!!! Blogueira!!! Você pode viajar por tudo aí, e escrever as dicas para os marinheiros de primeira viagem, pois a sua postagem está ótima!!!! hahahaha

    Adoro muito vocês!!!!Saudadonas!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas lindas e sinceras palavras amiga!!! Que bom que gostou do post!! quero colocar de todos os lugares que visitarmos! é bom para quem quer dicas e é bom para nós memorizarmos todos os detalhes e lugares que já passamos!! Quem sabe logo logo não faço um post com vcs por aqui hein!!! não vejo a hr!!! e vai q o doc não dá certo mesmo, largo tudo e fico por aqui postando!! adórooo tbm kkkkk

    Te adoroo muitoo!!! vc faz muita falta amiga!!
    Muita saudade!!!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  3. lindo amor!!!!continua assim!!!!..sem dúvida nenhuma..esses capítulos da nossa vida serão inesquecíveis e em grande parte por causa de você!!!!...ps: falta ainda: Buenos Aires, Lisboa, Mallorca, Brugge....kkkkk...bjoooo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Statistics