domingo, 2 de setembro de 2012

Bruges

Bruges (Bruges, em francês e inglês, e Brugge, em holandês), está localizado a 97 Km da cidade de Bruxelas e possui cerca de 117 mil habitantes - mas parece uma vila medieval -.  Desde 2000, o centro histórico da cidade (século 13) é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Bruges é a cidade ideal para passar um fim de semana, é pequena e cheia de charme. Foi o lugar mais lindo e mais charmoso que conhecemos até o momento.

Suas ruas estreitas, sua arquitetura medieval, seus canais que a rodeiam, fazem dela uma cidade romântica e irresistível!

Chegamos na cidade no final da tarde de sábado, por trem (estação Brussels Central), vindo de Bruxelas. A viagem é tranquila e demora cerca de uma hora (ida e volta 14€ cada). A cia ferroviária se chama NMBS (holandês) e SNCB (francês), o site para obter horários e tarifas é :

Saímos da estação de trem, com o nosso mapa em mãos, e fomos a pé curtindo a paisagem até o nosso hotel (essa caminhada foi um verdadeiro passeio). Ficamos no hotel deKrakele (http://www.dekrakele.be/), pessoal simpático, café da manhã simples e gostoso, e com um quarto confortável, fizemos uma boa escolha (preço com café-da-manhã: 65€).

Para quem não quer caminhar, a rodoviária fica junto à estação de trem, sendo possível pegar um ônibus para onde desejar. (mas, a caminhada vale a pena!)

Conhecendo...

A melhor forma de conhecer Bruges é caminhando, os pontos de interesse (turísticos) são todos próximos uns dos outros. Como as ruas são estreitas e cheias de turistas, acho que nem a bicicleta seja uma das melhores opções (só se for para passear mais longe do centro).

Na verdade a cidade em si é a principal atração turística (pelo menos, para nós foi!), com seus canais, suas ruazinhas estreitas de arquitetura medieval...tudo muito romântico, regado a muito wafle e cerveja!

Como chegamos no final da tarde de sábado, fomos ao hotel, e saímos em direção ao centro de Bruges. Como queríamos algum barzinho, para tomar uma cerveja belga, encontramos uma ruazinha com alguns pub´s e barzinhos, chamada: EIERMARKT. Fomos ao pub CathEdraak (acho que é isso), curtimos um sonzinho bem legal e tomamos cerveja. Adoramos este lugar, inclusive encontramos alguns brasileiros, que dançaram freneticamente ao som de Michel Teló! Kkkkk

No dia seguinte.....

Fomos caminhando até a Praça Central, Markt Square. Seus edifícios datam do século XVII. A praça é muito charmosa, e todos os sábados se celebra um grande mercado (tradição desde o século X).

Nesta praça também é possível observar o campanário Belfry. Marco da cidade desde o século 12, é uma torre com um carrilhão de 47 sinos, formando 27 tons diferentes (muito bonito!).  Nesta praça tem também a câmara municipal de Bruges, um show em arquitetura!

O caminho do hotel até a praça foi um verdadeiro passeio....demoramos cerca de 20 minutos, mas ao longo do caminho é possível observar a arquitetura típica holandesa, com suas casinhas de “boneca” , suas ruas estreitas de paralelepípedos, suas tulipas lindas, e também seus canais, os quais cercam toda a cidade. Não é a toa que esta cidade é considerada Patrimônio da Unesco....

Saindo da praça fomos em direção aos canais de Bruges, para fazer um passeio de gôndola. Chegando nos canais, fiquei surpresa por não ter nenhuma gôndola por lá, esperava fazer o nosso passeio romântico (tipo Veneza),mas não foi dessa vez...ao invés de gôndola o que tem lá são barcos e nele vão muitas  pessoas (principalmente chineses rsrs)....então optamos por não fazer o passeio e fomos andando a pé... Depois até fiquei um pouco arrependida por não ter feito o passeio, mas acho que essa é uma boa desculpa para voltar novamente! ;)

Cheios de wafle, batata e chocolate de Bruxelas, mas não tão cheios assim rsrs....fomos aproveitar nosso último dia comendo mais dessas delícias belgas!! (só de pensar morro de vontade daquele wafle!!).  Sério sem explicação gente!! O sabor, o cheiro, não é a toa que ele é considerado o melhor do mundo, afinal foram criados na Bélgica!.. mas, para quem não quer ficar a base dessas delícias e quer provar comida mesmo, um dos pratos mais tradicionais são os frutos do mar, tem em todo lugar! – Momento cultura:  Então é por isso que em algumas caixinhas  de chocolates belgas os chocolates vem em formato de frutos do mar?!! Sim, sim!!!! rsrs

Pelas ruas existem muitas lojas de chocolates e também de outros quitutes como bolachas e outros docinhos, são lojas chamadas de Biscuiterie, prefira as artesanais, e vale muito a pena entrar em algumas delas e se deliciar com estes quitutes...dentre ele experimentamos alguns, mas infelizmente não lembro o nome, mas temos fotos deles :D

Depois de tanto descobrir, passear, degustar, ficamos com sede e....fomos atrás de uma cervejaria belga! Afinal, faltava provar a cerveja de Bruges! Fomos a cervejaria De Halve Maan, vale a pena fazer a visita que fica 5€, e depois degustar uma boa cerveja belga!! O lugar é bem agradável!

E só para deixar vocês com mais vontade de ir à Bruges.....

Ir à bélgica e não ir à Bruge não fará o menor sentido!!! É bom d+++!!!!