sábado, 29 de junho de 2013

Zermatt: a busca por um vilarejo típico suíço

Zermatt, já ouviram falar?! 

Antes de irmos à Suiça nunca tinha ouvido este nome, mas esta cidade tem algo que -acredito- todos devem conhecer (alguma das embalagens mais famosas do mundo). Sabe aquele monte desenhado lá na caixa do toblerone?! então, é esse mesmo (:OOO) rsrs ...trouxe a foto da caixa de maneira a lembrar do tal monte kkkk (pois, eu não lembrava).


Mas, nada como ver o magnífico Matterhorn ao vivo!

É lindo não é?!

Zermatt, é um vilarejo localizado nos alpes suíços...Uma cidade alpina, onde carros são proibidos de trafegar (só se chega de trem, mas por lá existem uns carrinhos elétricos)... quando vi as fotos deste vilarejo não tive dúvidas que precisávamos visitar este lugar! sabe aquelas casinhas de madeira, com flores na janelas e cobertas de neve?! então, era exatamente esta paisagem que estávamos querendo!



Chegamos a Zermatt de trem vindos de Genebra. Aqui vale um parênteses: Genebra foi o nosso ponto fixo durante toda a viagem, na verdade quando compramos as passagens já corremos reservar o hotel e como chegávamos e partiríamos de Genebra, acabamos por pegar os 3 dias de hotel ali mesmo. Somente, depois descobrimos que havia outros lugares lindos e cheios de neve para se ver e relativamente perto dali. Então foi correria total conhecer Zermatt, são quase 4 horas de viagem (só ida), ou seja acordar muito cedo...mas, a vontade era tanta e como Genebra em um dia já se conhece quase tudo! vamos lá (e valeu muito a pena!!!)

Como havíamos comprado o Swiss pass, não pagamos nada pela viagem! Saímos bem cedo de Genebra, compramos nosso café na estação mesmo e fomos sentido Zermatt!


Para chegar a Zermatt, foi necessário fazer uma troca de linha, super fácil de seguir...não lembro em que estação paramos, mas a espera ficou em torno de 10 minutos (os mais longos da nossa vida, estava muito frio!!). Como no dia anterior já havíamos visto neve em Irterlaken, e também já havíamos pegado chuva em Genebra, só faltava nevar!!! pronto, agora não falta mais!!!! gente, que lindo este momento! e foi logo quando paramos na estação! ficamos muito emocionados e felizes!!! agora podemos dizer que tivemos de tudo em três dias na Suíça! rsrs


Finalmente chegamos em Zermatt....confesso que o grande movimento de turistas acaba por refletir na paisagem, mas é um vilarejo encantador, com cara de cidade de interior...as casinhas de madeira...as flores na janelas...as lojas de chocolates...as lojas de esportes (afinal Zermatt é apreciada por muitos aventureiros do esqui, entre outros esportes de inverno). Dá uma olhada na pista de Zermatt (tirada da net):


Como nosso tempo era limitado, não subimos a montanha (precisaríamos de mais um dia), e fizemos o passeio a pé percorrendo o vilarejo, que por si só é uma graça.


Chegou a hora do comer algo e como ainda não havíamos experimentado o famoso Fondue suíço, essa era a hora! Na rua principal mesmo, percorremos alguns restaurantes, e optamos por parar em um deles.
Quando olhamos o menu, eram tantos tipos de fondue que ficamos perdidos! rsrs...eu achava que todos os fondue de queijo tinham só queijo e eram acompanhados de pão e batata, mas não são! então fiquem de olho na hora de pedir! rsrs 


Pedimos um fondue de queijo tradicional, um com tomate e outro com champagne. O melhor era o de tomate seguido pelo de queijo tradicional... o de champagne quase nem consegui comer, não gostei...mas, o marido adorou! gosto é gosto! E como pedimos, todos vieram com batatas e pães ;) Pagamos 14CHF por cada "panela" de fondue (e era grande,olha só a foto!), não achamos caro, ainda mais se tratando de Suíça, onde quase tudo custa os olhos da cara. Esta porção deu para nós três e ainda sobrou! E tudo acompanhado de uma boa cerveja...tá e aí você me diz, mas tem q ser com o vinho!!?! eu sei, mas e a vontade de tomar uma cervejinha,hein?! hihi - e combinou e muito ;) - 

A montagem abaixo foi para o meu IG @evelynzs



Pegamos nosso mapa e seguimos conhecer o vilarejo e ver o monte Matterhorn. Continuamos nosso passeio pela rua principal a Bahnhofstrasse (a mesma onde se encontram vários restaurantes e barzinhos).. paramos em um, que para nossa surpresa os atendentes eram portugueses!! eu tomei um chocolate quente e o marido uma cerveja! Fiquei um pouco desapontada com o chocolate quente, afinal era Suíço! achei que era um chocolate pastoso, daqueles que pesam na colher rsrs. Mas, era servido uma xícara com leite quente e o chocolate era em pó (aquele saquinho aberto ao lado da xícara, alí na foto). Ele era bem gostoso, mas estava esperando mais.




Mas....a melhor e mais deliciosa refeição de toda a viagem foi esta abaixo!!!! salsichão alemão com quentão!!!! gente que delícia!!!...e foi servido por um alemão em uma barraquinha no meio da rua. Fiquei surpresa em encontrar quentão! achei que esta bebida fosse típica nossa do sul do Brasil! delícia!

e assim se foi mais um dia... Retornamos no início da noite para Genebra

E a nossa viagem está quase chegando ao fim...buááá queria ficar mais dias!!! afinal viajar é tão gostoso, principalmente se é com uma cia tão perfeita quanto o meu amor S2.




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Statistics