sábado, 27 de julho de 2013

O Vaticano e o Museu do Vaticano


Acordamos cedinho e fomos ao mercado comprar nosso café-da-manhã. Esta é uma ótima dica, ir aos mercados na cidades em que visitar, pois além de descobrir inúmeras comidas e frutas gostosas e diferentes, é possível economizar e ainda levar algum lanchinho durante o resto do dia (e isso vale muito a pena!).

O sábado ficou destinado a conhecer a Cidade do Vaticano. 
*Lembrem-se que o museu do Vaticano fecha todos os domingos!


Nem sei ao certo como descrever esta cidade que gira em torno da fé e da exuberância! os católicos fervorosos que me desculpem, mas ao mesmo tempo que isto envolve muita crença e fé, envolve também ostentação, riqueza e poder. Bom, esta é a minha opinião e imagem, após conhecer este local. Muitos precisam de um dia inteiro para conhecer tudo, nós precisamos de meio dia.
Saímos cedo do hotel (9 da manhã) e pegamos o metrô na estação Termini ( esta é a principal estação de Roma e fica bem no centro- é bom pegar um hotel próximo à este local. O nosso hotel pode ser visto aqui), e fomos até a estação Ottaviano (linha vermelha).

Começamos pelo lado contrário (rsrs), pois acabamos passando a entrada do museu e fomos diretamente para a Capela de São Pedro. Acho que foi um bom erro, pois quando entramos não havia praticamente fila nenhuma, e após o passeio do museu (já era 14horas) a fila dava volta na praça,e com o sol de 40graus era difícil suportar!

::A Basílica e a praça de São Pedro::

Rico em fascínio artístico e religioso, um espaço muito bonito, que forma uma elipse a céu aberto, cercada pelo Colunado de Bernini: constituído por 284 colunas dóricas em quatro fileiras e coberto por cima com 140 estátuas de Santos Mártires - uauu-. Ao centro o Obelisco egípcio e ao fundo a Basílica de São Pedro. (está é a única foto de nós dois juntos, e o "fotógrafo" ainda cortou detalhes :/ )



Uma curiosidade: Parando em um ponto preciso, indicado sobre o calçamento entre as duas fontes, pode-se ter uma prospectiva diferente das colunas, onde as 284 alinham-se perfeitamente, mostrando apenas o primeiro colunado. Nós tentamos, e não obtivemos esta visão rsrs (acho que não encontramos o lugar exato!)



Outra dica muito importante!!


moças por favor nada de:  blusas de alças, decotes, ombros e pernas de fora! senão vocês não entram! (vale para os rapazer também!) -  Experiência própria viu?! rsrs, e olha que eu levei um casaco para jogar por cima do meu vestido, mas como ele era um pouco acima do joelho o guarda não deixou eu entrar e ainda falou: aqui não é o jardim é uma igreja! aff....mas, fiquem tranquilos, porque eu entrei! (não que iria perder muita coisa caso não entrasse). Mas, sai para fora e vi uma senhora entrando com as pernocas de fora, aí fomos atrás e meu marido reclamou, e o guarda muito simpático (não né?) fez sinal para entrar! Então quer dizer, que só porque ela era uma senhora e estava acompanhada podia entrar é?! claro, eu também estava acompanhada, mas neste momento marido estava tirando fotos afastado de mim...mas, deu tudo certo! Fica a dica.

Mesmo com pouca fila, ela sempre demora aqui no Vaticano, para onde você vá, pois toda hora você tem que passar por segurança e a fila emperra! 

Compramos o áudio-guia para visitar a Basílica de São Pedro por 5 euros. Para nós não valeu a pena, pois tem muitos aspectos religiosos e poucas curiosidades, se o seu interesse é, e se você for, religioso vale a pena. A entrada é gratuita!


Aqui o primeiro dos apóstolos foi enterrado. Seu interior com 136 metros de altura (da cúpula) é rico em detalhes. Possui uma das obras mais famosas de Miguel Ângelo, A Pietã. É a única obra assinada por este artista ( o nome está inciso na faixa sobre o peito da Virgem).


As fotos a seguir são do interior da Basílica, no entanto parecem não retratar o brilho que vimos lá. Detalhe para o traje "fofo"dos guardas! naquele calor todo de 40 graus estavam pagando seus pecados com certeza!

 



A foto mais bela:



:: O Museu e a Capela Sistina::

Retornamos e entramos no museu. A fila já era grande neste momento (lembram dos lanchinhos?! nesta hora você irá lembrar deles). Neste momento muitas pessoas nos abordaram querendo vender pacotes para a entrada no museu+capela+basílica, por 33euros sem guia e 41euros com guia. E você ainda tem a possibilidade de pular a fila. O que não é 100% verdade...vou explicar porque. Quando você viaja você tem duas opções: ou você opta por comprar todos os tickets na hora ou você adquire os tickets ou passes (neste caso o ROMAPASS é um deles) e tem algumas vantagens, como furar a fila e também confere algum desconto. Tem lugares que compensa e muito comprar os passes (dá uma olhada neste post aqui), mas alguns não compensam muito! Acredito que Roma seja uma dessas cidades que compensa comprar sim, pois o preço não é nada absurdo e fica muito próximo se você for sem o passe.  Mas, voltando ao assunto da fila....Você consegue pular a enorme fila dos que deixaram para comprar na hora, no entanto os passes estão tão populares que você também enfrenta fila, e como tem toda aquela história da segurança para entrar no vaticano, você acaba enfrentando do mesmo jeito. Ficamos quase uma hora na fila, e isso que "entramos" nela era umas 11:15h!

Entramos no museu por 12 euros/cada, que inclui além do museu a Capela Sistina. Vale lembrar que entramos como estudantes, caso contrário sairia um pouco mais caro. Você pode conferir os preços neste site aqui: http://www.rome-museum.com/tickets.htm
Esta subida estilo caracol é bem charmosa:


O museu foi uma decepção...talvez por ser pequeno (não ter muitas obras de artes) e não muito organizado, foi a minha impressão. Foi uma passeio rápido e logo entramos na Capela Sistina (depois de mais alguma fila!). Se neste momento você estiver com roupas inapropriadas, poderá entrar, no entanto eles fornecem algum tipo de pano (que não esconde nada) para você colocar.



A Capela Sistina é muito pequena (40m de comprimento e 13,20m de largura). Só de olhar dá um arrepio imaginar como foi possível a pintura naquele teto (dá uma olhada na imagem abaixo), é impressionante! Quantos dias e quantas dores estes artistas não tiveram para ter suas obras destacadas neste lugar...a obra que mais se destaca é a de Miguel Ângelo, a qual representa o Juízo Universal. No entanto, é proibida tirar fotos da Capela Sistina...abaixo uma retirada da internet.


....e a visita continua

A visita ao palácio do Vaticano tem ainda Galeria dos Mapas Geográficos, bem interessante...a Galeria das tapeçarias, com muitas tapetes gigantescos, e ainda a Galeria dos Candelabros.





Compramos alguns souvenirs e fomos caminhando pela Via da Concilliazone (bem em frente ao vaticano) até chegar ao Castelo de São Ângelo. Não entramos no castelo, pois dizem não valer a pena, somente um vista bonita. Atravessamos a Ponte de São Ângelo, que é linda (e tem muitos indianos vendendo e fazendo alguma graça - olha os carinhas de laranja!rsrs), e seguimos caminho pelo rio Tevere.

 

E o nosso passeio pelo Vaticano terminou assim...amanhã é dia de caminhar pelas lindas praças de Roma!

Beijos




Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Statistics