quarta-feira, 31 de julho de 2013

Roma Antiga

O anfiteatro mais bonito e imponente da romanidade, comumente chamado de Coliseu, mas cujo verdadeiro nome é Anfiteatro Flávio. Inaugurado com o sacrifício de 5.000 animais, acolheu durante séculos espetáculos (ou show de horrores?!) de lutas entre gladiadores. O Coliseu é enorme!!! mede 188 metros no eixo maior e 150 metros no eixo menor, dava acesso a 55.000 espectadores!

:: O Coliseu ::

Comece o dia cedo e esteja pronto para enfrentar a fila (é sempre grande!) para entrar no coliseu. Nós ainda tivemos azar, que justamente no dia, o Coliseu só iria abrir às 11 horas da manhã...e chegamos era quase 08:30hrs! Nesta hora, a fila era pequena, mas até quem comprou o RomaPass levou azar, pois a fila ficou enorme e ainda estavam no sol. Neste momento, tivemos sorte por não ter o RomaPass e ficar na fila na sombra!

A fila quase dava a volta no Coliseu (e olha que ele é grande hein?! rsrs), e mesmo depois que você consegue entrar ainda pega um pouco de fila, devido a compra dos tickets. Compramos um recurso que valeu muito a pena, e recomendo, que foi o Áudio-Vídeo-Guia. É um iPod, onde você pode ver vídeos e ouvir as histórias ao longo do passeio no Coliseu. Tem em português e custou 6 euros. Pegamos um só para nós dois e foi bem tranquilo. A entrada do Coliseu custou 12 euros cada um. Para chegar ao Coliseu de metrô tem que parar na estação Colosseu, linha azul. Nós fomos a pé, afinal tudo é muito perto!

Passeie com calma, olhando todos os detalhes que esta grande obra nos apresenta e aprecie toda a sua história...é lindo!

Mês de Julho e muito sol, acabamos por descansar, ou melhor disputar, uma das poucas sombras que haviam ali. Saímos e fomos procurar algo para comer, pizza mais especificadamente...rsrs....e a "taglio", sempre procure estas, pois são as melhores e mais recheadas (pizza a taglio= pizza em fatias).
Saímos do Coliseu e fomos do outro lado da rua e andamos, bastantinho, até achar uma pizzaria que vendesse as pizzas a taglio. Encontramos, pegamos um pedaço cada um e uma cerveja e sentamos em uma esquina para saborear nosso almoço! adoro passear assim, muitas vezes é muito melhor que parar em um restaurante, gastar uma fortuna e nem sempre comer bem.

Não perca de ver o Coliseu a noite, é lindo!!!

Retornamos ao Coliseu, passamos pelo Arco de Constantino...

:: Palatino e Fórum Romano ::

E fomos explorar as ruínas do Palatino e do Fórum romano. O ticket para o Coliseu, também inclui a entrada para as ruínas romanas (Palatino e Fórum). Começamos pelo Palatino - que segundo informações da net, é uma das sete colinas de Roma e nas suas encostas foram construídos, de um lado, o Circo Máximo e de outro o Fórum romano. Na verdade este passeio é um grande museu ao ar livre, e também um passeio bem longo..vale um calçado confortável, devido o piso ser todo irregular. Para quem gosta de história é bom ter um guia em mãos ou alguma imaginação e conhecimento antigo.

O Coliseu visto do Palatino

Mais um pouco de ruínas...agora é do Fórum Romano, onde Roma desenvolvia toda a sua atividade política, religiosa e mercantil.

Nossa, mas é tanta ruína que, às vezes, você até cansa...ainda mais neste calor! rsrs.... Bom que tem uma fonte bem geladinha de água durante este passeio e uma boa sombra, renova as energias!

:: Circo Máximo ::

Saímos direto do passeio anterior e fomos conhecer o Circo Máximo (circo massimo em Italiano). Este local era utilizado inicialmente para jogos e corridas. Hoje nada mais é do que uma grande área, onde as pessoas levam seus cachorros, fazem seus exercícios ou ficam ali aproveitando o dia.

:: Bocca della Veritá ::

Seguindo pelo circo máximo, você encontrará a Igreja de Santa Maria de Cosmendin, local onde fica localizada a boca da verdade (Bocca della Veritá). Reza a lenda que a estátua é capaz de detectar uma mentira, e como resultado morde a mão dos mentirosos....queria muito uma foto com a minha mão lá dentro da boca, já que estava "turistiando"neh!, mas -para variar - tinha fila...e nem cogitei enfrentá-la....mas, consegui uma foto:

Esta é a igreja, vista da praça em frente:

O Templo de Antonino e Faustina, é um dos mais bem conservados, devido ao fato de ter sido transformado em igreja. Fica nesta mesma praça:

:: Comemoração aniver Peti ::

A nossa visita a Roma Antiga ocorreu no dia 23 de Junho, aniversário do meu grande amor e marido Peti! Para comemorarmos esta data, colocamos uma roupinha bem bonitinha e fomos comer uma boa massa! afinal estamos na Itália! Fomos até a rua Veneto (rua com muitos hóteis, tem também o Hard rock e muitos restaurantes). Paramos em um restaurante e pedimos massa a carbonara e ao sugo, uma delícia! O prato custou 8 e 10 euros (isso é o que você +/- irá gastar em algum outro restaurante sendo pizza ou massa, gira em torno de 8 a 15 euros), no entanto a bebida era ligeiramente cara, 7 euros por um copo de cerveja!

A noite aproveitamos para ver o Coliseu, e olha a lua cheia linda que estava!! Lindo cenário, o Coliseu é ainda mais bonito à noite!

O legal de Roma é que você anda e anda, e cada vez conhece mais ruínas, construções com grandes colunas, bem ao estilo romano...é uma viagem ao tempo! E o melhor que é tudo muito perto, então você consegue aproveitar tudo a pé...confesso que recorremos ao metrô muitas vezes (apesar deste não ter uma boa estrutura), mas ajuda aliviar a dor nos pés depois de um dia inteiro andando.

* Alguns detalhes não estão neste post, mas vale lembrar que Roma é muito famosa por suas pizzas e seus gelattos (sorvetes) - como se ninguém soubesse dessa fama neh?! rsrs - Mas, no decorrer de todo o percurso parávamos em cada sorveteria para provar os gelattos e em cada pizzaria...na verdade ficamos a base de gelatto e pizza os três dias da viagem, e foi muito bom!! quase vale um post!

Um beijo da gorda ;*

eu e minha pizza a taglio *hummmm